MOTE:

"Eu sou uma autêntica bomba abandonada! Temo explodir a qualquer momento..."
- Frase de um ex-combatente, anónimo.

Amigos

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TREVO DA SORTE


de espingarda na mão
baixou-se para apanhar
um trevo
que dizem ser
dos da sorte.

ouviu-se a explosão.

foi quando se deixou agarrar
pelo vento que trazia
a aragem da morte.

eduardo roseira
In: "o sorriso de deus", lavra...Editorial,Gaia, 2003


Imagem: colagem de eduardo roseira

2 comentários:

  1. Caro Eduardo Roseira,

    Nem imagina o misto de alegria e tristeza que me provocou este blogue. Alegria imensa por saber que num espaço deste se fala sobre a guerra, se desabafa e expurgam assim alguns fantasmas. Tristeza por saber que o meu pai, que seria um contribuidor assiduo para este blogue, já não está entre nós...
    Penso voltar aqui muitas vezes... como mulher, naturalmente interessada nestas temáticas, como docente que não aceita silenciar esta guerra madrasta e, sobretudo, como filha de um ex-combatente em Angola que foi fazendo a sua catarse através da escrita.
    Fico feliz, muito feliz por poder trazer os jovens que vou tentando "ensinar" até este espaço onde podem conhecer a guerra por dentro... e mais feliz ainda que todos os sofrem o terrivel stress de guerra possam agora ter um espaço de partilha...
    Um grande, grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Cara Helena, existem coincidências que não tem explicação?!...quando postei este poema, disse à minha mulher que este foi um dos poemas a que o teu Pai se referiu quando fez uma apreciação ao livro onde o publiquei.
    Para nós, os que andamos ligados à poesia, Teatro,Cultura e à Arte e a todos os outros círculos que o FERNANDO PEIXOTO amava e nos ensinou a amar, ele é uma presença constante, porque foi marcante nas nossas vidas e trajectos.
    Espero que me autorizes, a publicar extratos do único livro, sobre esta temática, que tenho do teu Pai, "A Linguagem do Silêncio", que já comecei a escolher. Por outro lado envia-me por favor tudo o que vejas que ele tem sobre esta temática da Guerra/stress.
    Gostaria também que me envies poemas/textos, de tua autoria e de outros autores, para serem aqui publicados, porque o que mais me interessa, são os inéditos, não editados e/ou pouco conhecidos.
    Grato pela visita, leitura, comentário, divulgação, ansiada colaboração e Amizade.
    Aguardo notícias.
    Beijinho e abraço forte,
    eduardo roseira

    ResponderEliminar