MOTE:

"Eu sou uma autêntica bomba abandonada! Temo explodir a qualquer momento..."
- Frase de um ex-combatente, anónimo.

Amigos

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A (minha) guerra...

A (minha) guerra;
Era a guerra do protocolo,
com desfiles
e charangas estridentes
frente ao Palácio do Governador.
Uma guerra de luvas brancas
cordões entrelaçados
e metais ofuscantes
ao tórrido sol da linha do Equador.
...A minha missão,
tantas vezes incutida
era ser o exemplo
da supremacia caucasiana
em contraste com a símia fealdade
do aborígene povo de cor...
…Serviu-se de mim o regime
como artefacto de propaganda
Para alardear
A superioridade do opressor. 


David Barreira
SMO em São Tomé e Príncipe
 In: Interioridades, Corpos Editora, 2003

3 comentários:

  1. Excelente poema com a mensagem correcta de que os que fizemos o SMO nos recordamos!

    ResponderEliminar
  2. Grato pelo comentário. É salutar sentir empatia de verdadeiros conhecedores do pesadelo a que fomos forçados. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Como sempre o que fazes, fazes bem, ás vezes até me custa a crer que és tu que fazes, daí os meus parabéns. Vê lá se tens por aí alguma coisa para eu musicar estilo "Àfrica ai ué"
    Bem haja.

    ResponderEliminar