MOTE:

"Eu sou uma autêntica bomba abandonada! Temo explodir a qualquer momento..."
- Frase de um ex-combatente, anónimo.

Amigos

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ANO BISEXTO, UM DIA MAIS A CONTAR SAUDADE




M'Pozo, Angola, 29-2-68
Querida Lourdes!
Chegamos ao final de mais um mês e renasce a esperança para um breve regresso.
Por ser fim de mês, durante esta semana não poderei estudar devido ao serviço amontoado que tenho. Não sei mesmo se poderei dedicar-te algum tempo, mas farei o possível por escrever algumas linhas todos os dias.
Neste mês recebi muitas mensagens para decifrar. Para cada uma delas há um processo e para cada processo tenho que elaborar um relatório. Depois, são mais as notas a enviar, material a devolver, participações do material a evacuar, certificados de destruição, etc. Terei muito que fazer e ainda bem, porque assim não penso em mais nada e o tempo passa-se melhor. Tenho ainda em conta as mensagens que estão para decifrar e cifrar, sempre grande obstáculo para poder tomar encargo dos assuntos acima citados.
No próximo dia 10 começo a dar as “Aulas Regimentais”. Vamos lá ver se me saio bem como Mestre-Escola. Os rapazes estão com muita vontade de aprender. Por isso, creio que não será difícil ensiná-los. Ajudá-los-ei ao máximo para que consigam o Diploma.
Hoje está uma noite tipicamente Africana: romântica e cheia de mistério. As estrelas são cintilantes como lantejoulas nos vestidos dos artistas de circo; a lua é risonha; as aves gorjeiam num ritmo de merengue lá no interior da mata; a brisa é morna e suave. Como seria bom se estivesses comigo para desfrutarmos deste prazer que a Natureza nos oferece.
De qualquer modo, fico contigo esta noite e, com um beijo ardente, fecho a página do diário que te ofereço.
Cesário

-------------


Cesário Guedes da Costa,
In: ” Morto por te ver – Cartas de um soldado à namorada (Angola, 1967/1969)”

(Foto de Cesário Guedes da Costa)

1 comentário:

  1. E
    sta carta de amor é um documento ao AMOR à vida e a pessoa amada!

    ResponderEliminar