MOTE:

"Eu sou uma autêntica bomba abandonada! Temo explodir a qualquer momento..."
- Frase de um ex-combatente, anónimo.

Amigos

sábado, 12 de março de 2011

MEMÓRIA DE UM SOLDADO DE VOLTA DA GUERRA



Regressei à minha terra
vindo de Alcácer-Kibir.
Trouxe a memória da guerra
nesta forma de sentir
a morte por todo o lado
uivando como um coiote.


Trago a memória da morte
no sonho despedaçado.


Trouxe a memória dos gritos
dos corpos semi-desfeitos,
trago a memória dos mitos
de orgulhos e preconceitos.


Trouxe nos olhos poentes
e horizontes esfumados
dos jovens ludibriados
por mentiras indecentes.


Trouxe comigo a derrota,
a mentira, a cobardia
e a miséria que suporta
um resquício de agonia.


Trouxe a mágoa reflectida
no rosto de uma mulher
que já não sabe o que quer:
— se quer a morte ou a vida.


Trago a saudade no peito,
trago uma esperança adiada,
trago esta forma sem jeito
de saudar a madrugada
no filho que irá nascer
e nos teus braços dormir,
no cravo que hás-de parir
quando a Paz reverdecer.











Não veio comigo o Rei.
Em Alcácer nunca o vi
e no tempo em que lutei
nunca ao meu lado o senti.


Estava longe, parece,
longe de mim, da Verdade.

Longe de mim, na Cidade
o Rei jaz morto e apodrece.


Vendo bem, não trouxe nada
do muito que então levei.
Trouxe a memória pesada
da vergonha que encontrei
e que regressa comigo:
— o povo que conheci
e contra o qual me bati
não era um povo inimigo!



Fernando Peixoto

2 comentários:

  1. Nem me queiras lembrar meu querido amigo!
    Quantos foram lutar, contra a sua vontade, contra um povo que não era inimigo!
    O saudoso amigo Fernando Peixoto, descreveu magnificamente num poema a verdade até então oculta.
    Foste ontem à manifestação ( Geração à Rasca)?
    Eu fui. Foi lindo.
    Bjito amigo, amigo Roseira.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Roseira:
    Nunca é demais recordar poesia de Fernando Peixoto,sabemos que ele tem um vasto leque de poemas realmente extraordinários.
    inclusive peças de teatro,e que at+e representava muitíssimo bem.
    bem haja por relembrares os méritos que ele teve neste campo.
    beijos da amiga Natali Carvalho

    ResponderEliminar